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Brand Awareness: como as mídias sociais contribuem na visibilidade das marcas?
- 29 de março de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital

Você já ouviu falar em brand awareness?
O conceito, que diz respeito ao quanto os consumidores reconhecem uma empresa, é indispensável para todo negócio que deseja garantir um bom posicionamento no mercado.
Na era das redes sociais, isso se tornou ainda mais importante. Para você ter ideia, 78% das marcas brasileiras já ocupam essas redes, segundo dados da Agência Brasil.
Evidentemente, destacar sua presença online em um cenário tão concorrido pode não ser uma tarefa fácil, mas é imprescindível para crescer e prosperar na era digital.
Mas afinal, o que é brand awareness exatamente? Por que é tão importante garantir um bom reconhecimento de marca nas mídias sociais? Como criar uma campanha de reconhecimento bem-sucedida nesses meios? Descubra a seguir.
O que é brand awareness (ou reconhecimento de marca)?
O termo brand awareness pode ser traduzido como “reconhecimento de marca”. Ou seja, ele diz respeito à familiaridade do público consumidor com o posicionamento da sua empresa.
Mais que representar o quanto as pessoas conhecem uma marca, o conceito também diz respeito ao quanto ela está presente na vida delas.
Nesse sentido, também há o fator de identidade. Ou seja, o quanto os clientes se identificam com seus produtos e valores.
Ao contrário de outros conceitos de marketing, o brand awareness não pode ser medido em números. Afinal, fatores como identificação e reconhecimento são mais subjetivos.
Entretanto, é comum que ele seja analisado com o apoio de outras métricas. Juntas, elas contribuem para a visão sobre conhecimento de marca.
Isso pode incluir uma série de indicadores, que vão desde menções em redes sociais, alcance dos posts, engajamento das publicações, interesse nas pesquisas, comentários positivos, etc.
É sobre confiança e reputação
Mesmo que alguns profissionais de marketing trabalhem na quantificação do brand awareness, ele representa muito mais que uma simples métrica.
Com a praticidade oferecida pelo universo digital e o número crescente de empresas que atuam nele, os consumidores estão se tornando cada vez mais exigentes.
Basta alguns cliques na tela para que as pessoas tenham centenas de milhares de conteúdos e ofertas à sua disposição.
Nesse contexto, as empresas que se destacam são aquelas mais alinhadas aos gostos, desejos, necessidades e dores dos clientes.
Ou seja, para prosperar no mercado atual, é fundamental construir uma relação de confiança e manter uma reputação sólida.
Nesse sentido, o grande objetivo do brand awareness é estar presente na vida do público e ser lembrado sempre que alguém precisar de algo que a sua marca possa oferecer.
Quanto mais a audiência se identifica com os valores da sua empresa, maiores são as chances de ela dar preferência às suas soluções em qualquer etapa da sua jornada de consumo.
Um brand awareness eficiente também faz os clientes defenderem e recomendarem sua marca para outras pessoas. Além de uma questão de lembrança, esse é um fator de admiração.
Qual a importância das redes sociais para o brand awareness?
Como você pôde perceber, com um bom reconhecimento de marca, sua marca vira tema de conversas, alvo de recomendações e o “centro das atenções”.
Se antigamente as empresas tinham um alcance natural entre as pessoas por meio do “boca a boca”, hoje isso é feito por meio de comentários, compartilhamentos, curtidas e outras interações online.
Quando tratamos sobre esse tipo de contato e troca de experiências na internet, os primeiros canais que vêm à mente são as redes sociais.
Isso não ocorre por acaso. Essas redes já fazem parte da vida, da rotina e até dos relacionamentos de qualquer indivíduo. Inclusive, praticamente todos os negócios já reconhecem a importância de se posicionar nelas.
Graças à proximidade que as mídias sociais garantem aos consumidores, elas estão entre as ferramentas mais importantes para o fortalecimento do brand awareness. Com elas, sua empresa consegue:
- Criar níveis maiores de engajamento de marca, pois é possível interagir com os usuários em todas as fases de suas jornadas;
- Captar novos leads, uma vez que o conteúdo da empresa é mais facilmente encontrado pelas pessoas que têm interesse naquilo que ele aborda;
- Obter recomendações orgânicas, já que basta que alguém mencione uma marca ou interaja com ela nas redes para que seus amigos a vejam;
- Promover conteúdos, que podem ser compartilhados de outros canais para as redes sociais e aumentar seu alcance a novos públicos de interesse;
- Compartilhar experiências, algo que pode ser feito em poucos cliques pelos usuários, garantido autoridade de quem foi compartilhado.
Essas e outras possibilidades reforçam como as redes sociais oferecem o cenário perfeito para um melhor brand awareness.
Afinal, o relacionamento, as interações e as trocas são inerentes a esse tipo de mídia. Isso é tudo que sua marca precisa para ser lembrada, difundir seus valores e conquistar a confiança das pessoas.
Como criar uma estratégia?
Confira as melhores dicas para acertar na sua campanha de reconhecimento e garantir um posicionamento de destaque entre o seu público:
Imagens dizem mais que mil palavras
No universo concorrido das mídias sociais, você precisa chamar a atenção das pessoas antes de conquistá-las com o seu conteúdo.
As pessoas são mais atraídas com apelo visual, e ele deve estar presente em todas as suas postagens. Não importa se você postar uma notícia, um copywriting, e-book ou o que quer que seja. Associe o material divulgado à boas artes e ganhe destaque para abordar a audiência.
Tom de voz
Relacionamentos só existem se forem humanizados, sejam eles presenciais ou online, por exemplo no Instagram ou Facebook. Portanto, a forma com que sua marca “fala” é decisiva para criar laços verdadeiros.
O brand voice torna isso possível. Ele parte do pressuposto que você deve entender seu público, a forma com que ele se comunica entre si e, então, adaptar toda a sua abordagem para esse padrão “pessoal” de comunicação.
Marketing de influência
Lembra quando citamos as recomendações “boca a boca”? Elas funcionam porque os clientes confiam mais em produtos e serviços que são indicados por outras pessoas.
Nas redes sociais, isso pode ser adaptado aos influenciadores. Milhões de pessoas os acompanham e seguem o que eles têm a dizer. Ao criar parcerias, sua autoridade é aproveitada para que os posts recomendem marcas, produtos e serviços.
Conteúdo
Criar conteúdo é uma das formas mais poderosas de gerar brand awareness. Por meio dele, sua marca reforça às pessoas que vale a pena acompanhar o que ela posta.
Para isso, um bom calendário editorial agrega valor ao usuário, seja ao tirar suas dúvidas, informá-los ou resolver seus problemas. Mais que oferecer utilidade, o calendário reforça o compromisso com o público e aumenta a autoridade da empresa na área em que ela atua.
A jornada dos consumidores mudou. Mais do que nunca, as empresas precisam entender como eles se comportam e quais experiências eles desejam.
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