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Como capturar leads? 5 formas para implementar no seu processo
- 25 de maio de 2021
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital

Em um mundo altamente conectado e globalizado, o comportamento do consumidor mudou e as empresas disputam a atenção de potenciais clientes com diversas fontes de conteúdo e informação o tempo todo. Diante dessa realidade, é necessário contar com as melhores estratégias para capturar leads e ter um fluxo de nutrição adequado para eles.
Somente dessa forma a empresa consegue manter-se competitiva e capaz de atrair, reter e fidelizar mais clientes.
Além disso, pode alcançar mais oportunidades de fechar negócios, conduzindo adequadamente seu lead pela jornada do consumidor e pelas etapas decisivas do funil de vendas.
Para te ajudar a entender como implementar meios eficientes para isso em seus processos, elaboramos as dicas a seguir. Confira:
Como capturar leads?
Entenda o que são leads
Antes de trazer as principais formas para capturar leads em uma empresa, vamos explicar o que é um lead.
Lead é um potencial cliente gerado a partir de ações de marketing de uma empresa, que concorda em deixar seus dados e informações com a finalidade de receber novidades ou ser contatado por uma equipe comercial.
Por isso, um lead é alguém predisposto a receber o seu retorno e a continuar descobrindo mais sobre seus produtos, soluções e serviços.
O que é captação de leads?
Captação de leads se refere ao esforço e ao processo de efetivamente trazer esses contatos para sua empresa, por meio de estratégias de marketing.
Essa dinâmica se dá de diferentes formas. Alguém que entra em sua página e deixa um e-mail para receber uma ligação e tirar dúvidas ou em troca de baixar algum material que sua empresa disponibiliza. Alguém que visita uma landing page promocional e se cadastra para concorrer a um prêmio ou desconto.
Logo, o processo de capturar leads pode ser mensurado dentro de uma estratégia de marketing, gerando métricas importantes para compreender o resultado do trabalho.
O retorno que essa ação traz ajuda a nortear quais canais funcionam melhor, quais estratégias potencializar e quanto investir em cada meio para maior retorno.
Por que devo investir na captação de leads?
Para dar condições para o negócio prospectar mais ativamente, crescer, vender e fechar mais negócios é preciso investir em capturar leads.
Eles serão a base para que a empresa trabalhe suas ações de marketing dentro do melhor planejamento.
Além disso, capturar leads é essencial para se manter aquecido em um mercado cada vez mais acirrado, em que os potenciais clientes têm uma grande quantidade de informações, produtos e empresas disponíveis.
Por isso, uma das coisas que mais importam nessa área e influenciam diretamente na captação é construir autoridade. O marketing de conteúdo é uma excelente maneira de conseguir isso.
Por que usar o marketing de conteúdo?
Como parte de uma estratégia de inbound, em que se trabalha o marketing de atração, ele é o que permitirá atrair a atenção de mais leads e qualificá-los para as etapas da jornada de compras.
Não é à toa que o marketing de conteúdo é cada vez mais adotado pelas companhias. Grande parte delas já trabalha com esse conceito e dentre as que ainda não o aplicam, a maioria também pretende utilizá-lo para conseguir novos compradores. A pesquisa Content Trends 2019 apontou que o percentual de 67,3% de empresas já utiliza, e que, entre as que não usam, 85,8% de empresas mostraram-se interessadas em fazer isso.
Nesse ponto, é notável também a importância de calcular o ROI do marketing de conteúdo, para direcionar as demais ações dentro do contexto de investimento.
A princípio pode parecer mais difícil mensurar estratégias de produção de conteúdo. Mas a lógica é basicamente estabelecer uma meta em determinado tempo e estimar o ticket médio de cada um que se converte em cliente.
Se a cada 10 leads gerados pelo seu blog, 1 vira cliente, você deve dividir o ticket médio pelo número de leads necessários para uma venda. Nesse caso, 50/10= 5 reais por lead. Depois, você deve somar todos os seus investimentos em marketing de conteúdo durante aquele determinado tempo e fazer a quantidade de vendas em geral x a receita média para saber quanto obteve no total. Desse valor, retire o que investiu e sobrará seu retorno.
As 5 etapas de uma estratégia de inbound marketing
Gerar conteúdo de qualidade não só atrai leads, como também te diferencia dos demais, cria e reforça referências para sua marca. O conteúdo atrai pela relevância.
Tendo isso em vista, após passar por esses conceitos iniciais, vamos abordar as 5 fases que compõem uma estratégia de inbound. Continue acompanhando!
1. Atrair
Nessa etapa você deve se concentrar em chamar a atenção do seu potencial cliente. Para isso, crie buyer personas e direcione a elas conteúdos que ofereçam utilidade e que conversem com suas dores e necessidades.
2. Converter
Depois de atrair uma grande quantidade de visitantes para uma página, é hora de convertê-los em leads. Para isso, eles precisam avançar pelas etapas do funil de vendas, desejando passar da fase de descoberta para o reconhecimento do problema, obtendo mais informações sobre determinada solução.
3. Relacionar
Esse estágio está ligado à nutrição de leads. Uma vez que você conseguiu atrair a atenção deles e convertê-los, fazendo com que concordem em deixar um contato, é o momento de se relacionar, o que pode ser feito oferecendo mais conteúdo continuamente por meio de um fluxo de e-mails marketing ou uma newsletter.
4. Vender
Depois de capturar leads, a fase de vender está relacionada à tomada de decisões. É quando o lead já foi nutrido com conteúdos que o fizeram considerar uma solução para o seu problema e deseja de fato adquirir seu produto ou serviço, fechando o negócio.
5. Fidelizar
A fidelização diz bastante respeito à experiência que o cliente vivenciou durante a jornada de compras toda com a sua marca. Após comprar, ele também tem tratamentos no pós-venda que ajudam a fortalecer esse sentimento de satisfação. Assim, é importante ouvir o feedback, oferecer suporte, sempre estar à disposição e até oferecer mais conteúdo continuamente, caso ele concorde. Isso fideliza o cliente, que pode voltar a comprar.
As 5 técnicas mais rentáveis na captação de leads
Compreendidas as fases do processo de inbound, é hora de entender quais técnicas para capturar leads mais trazem retorno:
- Marketing de conteúdo: é formado pelas estratégias de produção de conteúdo para blogs, infográficos, e-books e até outros formatos, como o próprio podcast e whitepaper.
- Cold calling: é um tipo de prospecção que utiliza ligações telefônicas para pessoas que ainda não se cadastraram ou não mostraram interesse pelo produto, para oferecê-lo.
- Parcerias: as empresas também podem capturar leads com parcerias, como no caso de um evento, mesmo online, desenvolvido junto a outra marca que também ofereça produtos de interesse dos potenciais clientes.
- Artigos em redes sociais: artigos em redes sociais são ótimas formas de gerar autoridade, atrair a atenção de novos consumidores e conseguir leads, pois engajam e mostram o quanto a empresa domina determinado assunto, esclarecendo questões a eles.
- Palestras e webinars: palestras e webinars são formatos de conteúdo interessantes e interativos, que ao acontecerem em tempo real, entrosam e permitem troca de insights importantes, o que favorece a criação de confiança do público.
5 dicas para impulsionar sua estratégia de atração e alavancar suas vendas
1. Invista em atrair tráfego para o seu site
Para capturar leads, você precisa primeiro atrair tráfego para o seu site. É possível fazer isso investindo em conteúdo para ranquear de forma orgânica, isso pode ser feito nos mecanismos de busca quando um potencial cliente insere uma palavra-chave sobre seu produto. Se investir em mídias pagas, é importante também ter conteúdo de qualidade para onde o visitante será levado em seu site.
2. Ofereça materiais ricos e de relevância
Não se esqueça de montar um bom planejamento editorial para oferecer materiais ricos e de relevância aos seus potenciais clientes com certa frequência. Crie e-books, produza infográficos e disponiblize tudo isso em seu site.
3. Construa páginas para capturar leads
Para capturar leads você também pode criar landing pages. Elas são páginas de destino isoladas, também contendo suas palavras-chaves e voltadas a objetivos mais delimitados que o site todo. Pode ser a página para o interessado se cadastrar e receber um conteúdo ou para se cadastrar e ter novidades sobre temas e eventos.
4. Use uma boa plataforma de armazenamento de dados
Após disponibilizar todo seu material para atrair leads, tenha uma boa plataforma de armazenamento de dados que te ajudará a categorizar e organizar essa base de contatos para futuras ações.
Nesse aspecto, não se esqueça de algo muito importante: conseguir o consentimento do seu visitante para utilizar esses dados depois. Isso deve estar claro, em um formulário ou em políticas de segurança e informes sobre utilização de cookies nos sites.
5. Empenhe-se em nutrição de leads
Por último, a dica é se dedicar ao máximo à adequada nutrição após capturar leads para seu negócio. Teste o formato de nutrição que mais funciona com sua base, utilizando conteúdos variados, como e-mails marketing, news ou materiais exclusivos, sempre medindo as taxas de rejeição e abertura, para saber qual está sendo mais eficiente.
Gostou desse conteúdo? Quer começar a impulsionar suas formas para capturar leads? Com a expertise do Lab Persona é possível criar ações que otimizam e amparam sua estratégia. Que tal realizar um diagnóstico e entender em que ponto desse processo sua empresa está?