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Conheça a estratégia de conteúdo evergreen
- 23 de junho de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital

Você já ouviu falar sobre conteúdo evergreen? Independentemente se a sua resposta é positiva ou negativa, o fato é que certamente já esbarrou em muitos deles pela internet. Afinal, estamos falando de uma estratégia fundamental para que uma marca se estabeleça e permaneça relevante no mercado virtual.
Certo, mas qual o motivo que torna o conteúdo evergreen tão importante? Em poucas palavras, são publicações atemporais e que não têm prazo de validade. Ou seja, continuam entregando resultados para o negócio e sendo relevantes mesmo com o passar do tempo, estimulando o tráfego orgânico do site através de técnicas SEO.
No entanto, a estratégia evergreen não se resume apenas no conceito de conteúdo perene. Essa é apenas a ponta de um iceberg ainda mais completo e que certamente poderá trazer diversos frutos ao seu negócio.
Vamos abordar mais profundamente o quão importante é a elaboração do conteúdo evergreen para a sua estratégia de marketing.
Siga a leitura!
Antes de qualquer coisa – entenda o que é conteúdo evergreen
O primeiro ponto a ser abordado neste artigo é a essência propriamente dita do conteúdo evergreen.
Como citamos anteriormente, um conteúdo evergreen é aquele tipo de material sem data de validade, que não ficará ultrapassado ou obsoleto com o passar do tempo. O nível de interesse do público por eles é estável e não sofre picos ou quedas de pesquisas dependendo do período do ano. O tráfego permanece o mesmo de maneira permanente.
Vamos colocar o conceito na prática? Responda: um post sobre árvores de natal pode ser considerado conteúdo evergreen? Definitivamente não, visto que as pesquisas sobre esse assunto são mais recorrentes apenas no período do fim do ano. É muito raro você buscar sobre esse tema em meados de maio, por exemplo.
Considerando esse raciocínio, a lógica do conteúdo evergreen é exatamente a oposta. Eles são materiais úteis para o público no começo, meio e fim de ano. Durante o verão, primavera, outono e inverno.
Confira alguns exemplos de conteúdo evergreen:
- Recomendações;
- Resenhas de produtos;
- Estudos de caso;
- Entrevistas;
- Guias de compras;
- Glossários;
- Checklists;
- Artigos de listas.
Um importante ponto que devemos ressaltar é o fato de que um conteúdo evergreen pode contar com os mais variados formatos. Pode ser vídeo, blogposts, artigos, etc. Tudo vai depender da sua estratégia.
Um conselho de ouro para você descobrir se o seu conteúdo pode ser duradouro é fazer a si mesmo a seguinte pergunta: “Será que o interesse das pessoas neste tópico tem data de validade?”. Se a resposta for “não”, é muito provável que você tenha em mãos um assunto evergreen.
Qual a importância para o SEO do seu blog?
O SEO (Search Engine Optimization ou Otimização de Mecanismos de Buscas) é uma ferramenta indispensável se você deseja manter a sua marca relevante no ambiente web.
Esse método é caracterizado por um agrupamento de técnicas (repartidas geralmente entre tecnologia, conteúdo e autoridade) que visam a garantir um bom ranqueamento de suas publicações em sites de pesquisa, ocasionando um tráfego orgânico e mais acessos.
Nesse cenário, um dos grandes benefícios da estratégia evergreen é a melhora na ferramenta SEO de seu site e da posição que a sua marca conquista nos sites de busca. Afinal, quanto mais tempo um post, por exemplo, sobre técnicas de SEO fica no ar, mais as ferramentas de pesquisa reconhecerão o seu conteúdo como confiável.
O resultado direto desse somatório de fatores é a consequente melhora nos ranqueamentos de sua página.
3 dicas para criar conteúdo evergreen
Vamos agora explicar como elaborar uma estratégia evergreen funcional e que garanta um tráfego orgânico mais movimentado para a empresa.
Para isso, é fundamental que você tenha como base 2 pilares indispensáveis: a sazonalidade do tema produzido e as palavras-chave escolhidas.
Abaixo, confira três dicas de ouro para você criar o seu conteúdo evergreen.
Identifique a sazonalidade do tema
O primeiro e importantíssimo passo que você deve considerar para elaborar sua estratégia evergreen é identificar a sazonalidade do tema. Mas o que isso quer dizer? Simples. É basicamente a frequência que aquele assunto se mostra relevante durante um determinado período.
Vamos usar novamente o exemplo das árvores de natal? A sazonalidade desse tema está limitada basicamente aos meses de outubro, novembro e dezembro.
No entanto, digamos que você deseja fazer uma lista com o significado de todos os feriados no Brasil. Nesse caso, a sazonalidade é maior, visto que estamos falando de um assunto que pode facilmente ser pesquisado em todos os 365 dias do ano.
Considerando essas informações, procure sobre a sazonalidade do seu tema e identifique em média quanto tempo o assunto escolhido permanecerá relevante para o seu público.
Encontre as palavras-chave certas
Quando falamos de ranqueamento do seu conteúdo em sites de pesquisas e algoritmos, um ponto que deve sempre ser levado em consideração é a palavra-chave (keyword) do post.
Tenha um ponto bem claro em sua cabeça: qualquer estratégia de desenvolvimento de conteúdo se inicia por uma palavra-chave. Afinal, quando o lead entra em um site de buscas, é esse o termo que ele vai pesquisar.
Sendo assim, é dever do gestor de planejamento de marketing fazer um estudo aprofundado que descubra quais as palavras-chave mais populares utilizadas entre os seus clientes e quais as keywords eles mais pesquisam para procurar conteúdos parecidos com o que o seu negócio produz. Tudo isso deve ser analisado e levado em consideração para que seu site se mantenha em um bom ranqueamento.
Fuja de conteúdos com “data de validade”
Por último, mas não menos importante, você deve se atentar com a essência de todo esse assunto: com o conteúdo que será produzido pela sua empresa. Portanto, se seu objetivo é produzir conteúdo evergreen para aumentar o tráfego orgânico do negócio, é essencial fugir o máximo possível de conteúdos com “data de validade”.
Em outras palavras, na hora de pensar nos temas que serão produzidos durante o mês, tente achar assuntos que permanecerão relevantes por bastante tempo. Evite conteúdos que ficarão rapidamente datados.
O objetivo é que o seu conteúdo, daqui a um ano, continue recebendo visitas e garantindo a movimentação do site.
Otimizando conteúdos antigos como estratégia
Uma pergunta que deve ter surgido ao decorrer do texto é: mas e caso um conteúdo que rendia bom aproveitamento meses atrás do nada pare de receber visitas? Como fazer para contornar essa situação?
Bem, para isso, apresentamos um outro conceito muito popular no marketing: a otimização de conteúdo. Como o nome sugere, esse método consiste basicamente na atualização de informações do texto original, trazendo um ar renovado, dados novos e, consequentemente, a retomada da performance daquele post.
Para realizar a otimização de conteúdos antigos, existem alguns pontos que devem ser levados em consideração. São eles:
- Inclua a palavra-chave encontrada em sua pesquisa no título e nos subtítulos H2;
- Apresente um link de volta para a página de subcategorias do blog;
- Evite parágrafos com mais de cinco linhas visuais;
- Não se esqueça de adicionar sempre links externos para sites de alta autoridade;
- Está fornecendo algum dado ou número? Sempre cite a fonte;
- Use a linguagem mais simples possível, evitando termos técnicos. Especialmente quando falamos de topo de funil, o conteúdo deve ser didático, abordando o tema de maneira acessível para quem for ler;
- Procure sempre responder às dúvidas e perguntas que levaram o lead até seu site logo perto do topo do artigo, de maneira direta e clara.
Ao utilizar essas dicas, você garantirá que seu conteúdo permaneça relevante e útil para os usuários. Realizando todo esse processo, há a possibilidade de um novo ranqueamento do material.
Conheça o Lab Persona!
Como podemos ver ao decorrer do artigo, o desenvolvimento da estratégia evergreen deve ser embasado por muito estudo, pesquisa e dedicação.
Nesse cenário, é muito importante que a sua empresa conte com uma agência focada na produção de um conteúdo rico, de qualidade e que seja realmente relevante para os clientes, atendendo a todas as métricas das ferramentas de pesquisa.
Se você chegou até o final do texto, podemos presumir que é uma pessoa interessada em marketing e que deseja potencializar a visibilidade de sua marca na web, correto? E se dissermos que o Lab Persona pode ser um excelente aliado nesse objetivo?
O Lab Persona, unidade do Estadão, é uma empresa especializada em marketing que valoriza acima de tudo a produção de conteúdo qualificado para a instituição.
Para inserir as dicas deste artigo, desde a elaboração de uma pesquisa profunda de palavras-chave até a otimização de conteúdos antigos, conte com o Lab Persona e garanta mais autoridade para o seu negócio. Clique no link e saiba mais!