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Saiba quais são as etapas do planejamento estratégico e como elas podem auxiliar o marketing
- 23 de março de 2021
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital

As etapas do planejamento estratégico precisam ser conhecidas pelas organizações que pretendem se destacar. Para sobreviver no mercado, saber se posicionar corretamente e ter sucesso, uma empresa precisa se planejar.
Por mais criativa que seja uma ideia de negócio, é necessário agir pautado em estratégia para fazê-la dar certo.
Nesse ponto, um dos maiores desafios dos gestores é justamente como estruturar esse processo de organização.
Por isso, o planejamento estratégico é algo tão essencial.
Ele engloba as ações organizadas da empresa para definir seus valores, sua missão, seus planos de ação, seus objetivos e o monitoramento dessas estratégias, para que consiga olhar não só o agora, mas também planejar-se a longo prazo.
Dentro da administração de uma empresa, contudo, ele pode ser implementado em diversas áreas, mas sempre deve estar alinhado com os objetivos da companhia como um todo, para que todos os esforços possam convergir.
Abaixo explicamos melhor este conceito e como pode em especial auxiliar a área de marketing, que tem a importante missão de promover a visibilidade da marca:
O que é um planejamento estratégico e quais são suas etapas?
O planejamento estratégico é um conceito que visa a criar ações e intervenções bem estruturadas, mas, sobretudo, obter um conhecimento amplo de cada esfera em que se vai interferir, para saber como ajustar medidas e esforços.
Sendo assim, e sendo um conceito da administração aplicável a diversas situações, pode auxiliar diferentes setores de uma empresa.
Voltado ao marketing, especificamente, ele reunirá aspectos importantes sobre um estudo de mercado, dos produtos, do público, da postura da empresa, de seu tom de voz, suas ações, principais canais em que investe, entre outros fatores.
Atrelado a um olhar global para os objetivos da empresa, esse planejamento vai, então, permitir que ela saiba o que espera e o que fazer para buscar esses objetivos.
As informações levantadas nesse planejamento podem estar reunidas em um documento, que servirá de guia para demais ações, como levantamento e organização de ideias (briefings) para projetos específicos dentro do objetivo maior, podendo ser consultado toda vez que se for organizar e planejar uma ação dentro desse todo.
É o que acontece, por exemplo, quando se vai começar uma estratégia de inbound marketing.
Embora esse tipo de marketing não seja o único, é uma boa demonstração de como o planejamento estratégico pode funcionar de forma aplicada.
Para começar uma estratégia de inbound, é preciso estudar tanto o mercado, seu público-alvo (target) quanto sua empresa, definindo a melhor sinergia entre as ações para poder estruturar como serão as ações de captação e atração de leads.
Depois, em geral, prevê-se o fluxo de nutrição desses leads, a conversão e a fidelização, tendo em vista potencializar os esforços nesse sentido, já que, inclusive, adquirir novos clientes é mais caro do que mantê-los, embora o inbound ofereça vantagens de custos em relação a outros investimentos de marketing, em muitas vezes.
Contudo, de forma geral, essa lógica do planejamento estratégico se aplica a muitas outras situações das empresas.
Nas demais ações possíveis de marketing, por exemplo, como nas ações de outbound, é importante sempre definir os canais, personas, dores, quais são os produtos que atendem aqueles potenciais clientes e qual o perfil deles.
Em seguida, é preciso escolher a melhor abordagem, ou até mesmo a junção de mais de uma abordagem, como no caso do cross channel, de modo a atingir adequadamente aquele consumidor.
Olhar a concorrência, nesse contexto, tem também a ver com o chamado benchmarking, um processo que pode compor o planejamento estratégico, permitindo que a empresa olhe ao redor e identifique quais as melhores práticas para incorporar em seu negócio.
É uma das etapas do planejamento estratégico mais importantes, como você verá adiante.
Por que é importante?
O planejamento estratégico é fundamental para todas as empresas, de qualquer porte e tipo, pois funciona como um norte para as ações. Sem ele, a empresa age sem direcionamento bem definido, e pode não conseguir medir a consequência e implicações de cada ação, assim como não se preparar para desafios e oportunidades de longo prazo.
Além disso, o planejamento estratégico não só ajuda a organizar ideias, levantar insights e definir o que fazer, mas é de suma relevância inclusive para possibilitar maior autoconhecimento.
É justamente para elaborá-lo que a empresa terá que levantar seus pontos fortes e fracos, analisar suas fragilidades e potencialidades, adequar seu portfólio, seus times, seu posicionamento e os demais investimentos.
Sem isso não é possível tornar o crescimento da empresa sustentável, por exemplo, nem alcançar bons resultados com base sólida.
As etapas do planejamento estratégico
Para tornar esse trabalho de autoconhecimento mais fácil e amparado em análises mais aprofundadas, é possível separar o planejamento estratégico em etapas.
Veja a seguir as principais delas:
Análise de mercado
Para começar, a empresa pode analisar o mercado em que está inserida, quem são os principais concorrentes que detêm as maiores fatias desse mercado, como se posicionam, o que oferecem e como abordam isso junto ao público consumidor.
Assim, ela não só tem uma ideia do território em que está pisando, como também pode chegar a identificar lacunas em que seja possível lançar produtos diferenciados, inovar e criar soluções em que as outras empresas ainda não tenham pensado.
Essas etapas do planejamento estratégico, amparadas em análises de mercado, faz com que a empresa consiga estabelecer melhor seus diferenciais.
Posicionamento
Em seguida, conhecendo melhor o mercado, a empresa consegue definir melhor quem ela é e como irá se apresentar nesse universo. Essa é uma ação que, entre as etapas do planejamento estratégico, permite se autoconhecer.
Entender o posicionamento é importante para projetar sua imagem aos clientes. Dizer como sua empresa é e como ela não é, sabendo se posicionar diante de diferentes assuntos, temas e até discussões que são debatidas no mercado ou em redes, assim como mostrar as causas que apoia.
É nessa etapa que ela define também os serviços que vende, os que não vende e como comunicar isso da melhor forma para o público-alvo, a fim de ajustar expectativas.
Nesse ponto, é muito importante ter conhecimento dos chamados 4 Ps do marketing (produto, preço, praça e promoção). Esse famoso conceito, que engloba os pilares do marketing, permite que a empresa defina melhor seu posicionamento quando aplicado. A seguir, entenda mais detalhadamente sobre esses pontos:
Produto
É o produto em si, ou o serviço, enfim, a solução que ela tem a oferecer ao mercado, mesmo que seja mais de uma, assim como o preço, que também contempla o estudo de quais camadas e perfis de consumidores a empresa espera atingir, para os quais aquele produto seja adequado.
Preço
É um aspecto no qual a empresa não deve falhar, pois se isso acontecer, ela pode ter prejuízos, por não ser capaz de equilibrar custos e margem de lucro.
Praça
São os canais ou locais onde o produto estará disponível. Exemplo: estará disponível em lojas, pela internet ou em ambos os meios? De que forma se dará essa distribuição e qual a logística, para avaliar a capacidade de atendimento?
Promoção
Se refere às estratégias e recursos de divulgação que a empresa irá utilizar para expor aqueles produtos ao seu público-alvo.
Conhecimento do público-alvo
Outra parte fundamental para a empresa dentre as etapas do planejamento estratégico, além de conhecer o mercado e se conhecer, é compreender profundamente seu público-alvo.
Isso vai além de definir quem são as pessoas que você quer atingir, mas enseja também interagir com elas, promover pesquisas de opinião, usar ferramentas, como as de marketing digital, para elaborar enquetes, pedir a participação, monitorar as reações e analisar os feedbacks recebidos é, aliás, o que vai permitir readequação constante das melhores ações.
Conhecer a opinião, as necessidades e os desejos desse público é vital para saber como atendê-lo melhor, assim como se comunicar melhor.
Sem essa atenção, a empresa pratica uma comunicação de única via, somente lançando informações sobre seu produto, mas sem saber o que o público está achando disso e o que enxergaria como melhoria.
Crie buyer personas
Outro passo que faz parte de uma das etapas do planejamento estratégico consideradas mais importantes é a criação das buyer personas.
As buyers personas são fundamentais para que a empresa consiga visualizar mais claramente a representação de seus clientes. Para definir uma buyer persona, por exemplo, a empresa pode estipular dados como nomes fictícios, profissão correlata, idades aproximadas e até hábitos e responsabilidades do dia a dia que aquele consumidor tenha, prevendo também por quais conteúdos ele possa se interessar, por ter algo em comum.
Ou seja, sempre que for elaborar uma campanha, um conteúdo ou a divulgação de um produto, a empresa poderá pensar naquela persona de forma mais próxima, imaginando que tipo de benefícios enfatizar, quais dúvidas esclarecer, como adaptar a linguagem e quais termos usar, assim por diante.
Isso torna a comunicação mais assertiva e o marketing muito mais eficaz.
Defina os melhores canais de comunicação
Com as buyers personas definidas, é hora de partir para a escolha dos melhores canais de comunicação, tanto para expor os produtos, quanto para se relacionar com o público, permitindo que haja troca de experiências e insights importantes.
Por exemplo, dentro do seu mix de marketing, onde estão variáveis supostamente controláveis pela empresa, ela pode definir em quais canais os clientes mais se conectam para impactá-los.
Da mesma forma, pode utilizar esse conhecimento para, se for o caso, abrir novos canais para potenciais etapas da jornada de clientes, como criar um chatbot no site, um canal online via WhatsApp, para os demais estágios do processo de decisão, além de investir nos canais de comunicação e conteúdo mais habituais, como e-mail marketing, redes e blog.
Trace metas e objetivos
Após entender todos esses pontos essenciais, como uma das etapas do planejamento estratégico a empresa deve estabelecer seus objetivos de curto, médio e principalmente longo prazo. Como ela se imagina daqui a 5, 10 ou 15 anos?
É importante pensar no que deseja construir em espaços diferentes de tempo, para saber como dividir melhor esse trabalho.
As metas feitas em são espaços mais curtos, mas que ajudam a “quebrar” os objetivos em formas mais fáceis de ir conquistando.
Mensure e corrija ações
Uma das mais importantes etapas do planejamento estratégico, que vem logo na sequência de definir e implementar ações, é o monitoramento. Sem ele, pouco adianta agir.
Monitorar significa verificar o andamento das ações não só para ter uma visão do que está acontecendo, mas principalmente para ser capaz de mudá-las, se for o caso, e redirecionar os esforços sempre para o caminho que tem mais chances de ser efetivo.
Isso porque vale lembrar que o planejamento estratégico, embora essencial e servindo de base, não é necessariamente estático. Ele pode e deve mudar no curso do negócio, de acordo com as necessidades apresentadas.
Defina OKRs trimestrais
Dentre as etapas do planejamento estratégico, a definição de OKRs (ou Objectives and Key Results) é importante para a empresa.
Essa metodologia já é bastante consolidada e sua fórmula de pensamento é mais ou menos pautada na lógica de imaginar para onde se vai (objetivos) e procurar atingir isso pouco a pouco, medindo as ações (metas).
Desse modo, o objetivo é sempre baseado em uma análise qualitativa do cenário, enquanto as chaves de resultados são mais quantitativas. Pense: se sua empresa pretende se tornar referência no setor em 10 anos (objetivo), pode começar a medir, em números, o quanto ela cresce, quantos clientes têm, quantos visitantes, e assim por diante, até chegar lá, em um número que a torne líder do segmento.
Trimestralmente, elaborar OKRs é uma medida eficiente para que a empresa esteja sempre sincronizada com os objetivos e metas e em dinamismo para fazê-los acontecer.
Faça análise SWOT
Por fim, um dos métodos mais efetivos de contribuir é fazer uma análise SWOT e ele deve fazer parte das etapas do planejamento estratégico.
Esse tipo de análise, bastante conhecida e aplicada na gestão, pode tanto funcionar para a empresa em geral, quanto para um produto em si ou uma equipe. Em todo caso, ela permite um overview do contexto em que aquele determinado objeto de análise se encontra, ajudando a entender onde melhorar e o que explorar de potencial para conseguir ainda mais sucesso e resultados.
A sigla é em inglês, mas ele funciona por meio de um exercício de forma bastante prática: em geral separa-se 4 quadrantes (pode ser em uma folha, no computador, em uma lousa) de modo que nos cantos superiores ficam as letras S (Forças) e a letra W (fraquezas), enquanto nos quadrantes inferiores ficam as letras O (oportunidades) e T (Ameaças).
Depois disso, preenche-se esses campos com as palavras-chave que representam as respectivas respostas, ajudando a empresa a ter um levantamento visualmente mais objetivo daquilo que ela tem de ponto forte e de ponto fraco.
Da mesma forma, possibilita olhar ameaças e oportunidades do ambiente externo, mas que ela pode, por meio de ações preventivas e proativas, tentar controlar.
A análise SWOT, portanto, acaba ajudando a dar um norte em praticamente todas as etapas do planejamento estratégico de sua empresa.
Este conteúdo foi útil para você e te ajudou a entender mais sobre as etapas do planejamento estratégico e de como utilizá-lo em sua empresa pode auxiliar o seu marketing? Continue acompanhando o nosso blog para descobrir mais dicas importantes sobre esse assunto e começar já a pensar em sua estratégia!