Blog
O que é marketing de performance e qual sua importância?
- 26 de abril de 2022
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital

Empresas comprometidas em alcançar grandes resultados precisam de uma base sólida de informações para guiar a tomada de decisões. Para ajudar nesta missão, surgiu o marketing de performance.
O termo está associado a um conceito dentro do marketing digital, porém, um pouco mais específico. O marketing pautado na performance tem foco na entrega de resultados a partir da análise de dados. Por isso, é baseado em ações que sejam integralmente mensuráveis.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura! No artigo de hoje, vamos entender o que é marketing de performance e quais as principais plataformas para explorar esta estratégia.
O que é marketing de performance?
O marketing de performance é uma estratégia de marketing digital focada em desempenho. Ou seja, trata-se de um conjunto de ações 100% mensuráveis e com foco na entrega de resultados que possam ser medidos e monitorados.
Geralmente, esta estratégia está relacionada às mídias de tráfego pago. Nestes casos, o principal objetivo é identificar se os investimentos realizados em anúncios estão trazendo retornos para a organização, e, para isso, é fundamental realizar a análise de KPI’s de desempenho.
Este tipo de marketing é ideal para quem busca retorno rápido. Isto porque ele oferece um panorama geral que permite acompanhar o passo a passo de uma campanha de anúncios, mensurando, inclusive, o desempenho de cada investimento de maneira individual.
Quais são os principais tipos?
Como vimos, o marketing de performance é baseado na análise de indicadores. Mas, afinal, que indicadores são estes?
A verdade é que não existe uma resposta certa. Isto porque a análise de um bom resultado vai depender, principalmente, do que é considerado um bom resultado para a empresa. Ou seja, cada projeto deverá contar seus próprios KPI’s de desempenho.
Entretanto, existem alguns indicadores principais. São eles:
- Impressões: número de vezes em que o anúncio foi exibido em campanhas patrocinadas;
- Cliques: quantas vezes um anúncio exibido recebeu um clique de usuários;
- Leads: pessoas que ofereceram seus dados de contato para receber determinado conteúdo da empresa, como um orçamento, uma newsletter ou um material rico, por exemplo;
- Vendas: número de leads que se tornaram clientes;
- Custo Por Aquisição (CPA): custo envolvido para aquisição de uma métrica de valor para a estratégia, seja um clique, lead ou venda.
A análise destas métricas possibilita acompanhar o desempenho de objetivos específicos das campanhas, além de oferecer um panorama de cada etapa da jornada de compra direcionada na estratégia.
Quais são seus benefícios?
Agora que já entendemos o que é marketing de performance, separamos alguns dos principais benefícios de apostar nesta estratégia. Confira!
Acompanhamento dos anúncios
Uma das grandes vantagens do marketing de performance é que a grande maioria das plataformas de mídia paga oferecem a possibilidade de acompanhar o desempenho de campanhas que estão em andamento.
Com isso, a empresa pode identificar feedbacks orgânicos durante o processo, como realizar testes A/B para determinar se determinada Call to Action (CTA) gera mais conversões do que outras e otimizar a performance de campanhas ainda em curso.
Além disso, esta também é uma maneira de monitorar resultados em tempo real e comparar a previsão esperada com os números alcançados, o que será o principal indicador de sucesso da campanha.
Resultados tangíveis
Embora a experiência e a intuição dos profissionais de marketing sejam um grande diferencial para as campanhas, elas já não são o suficiente para garantir o sucesso de estratégias complexas como as de tráfego pago.
Por isso, um dos principais benefícios do marketing de performance é ser uma estratégia totalmente analítica, o que se baseia na análise de resultados tangíveis e 100% mensuráveis, independente da plataforma de anúncios escolhida.
Nesse contexto, decisões estratégicas relacionadas ao marketing digital da empresa são tomadas de acordo com métricas igualmente estratégicas, otimizando o investimento de tempo e recursos organizacionais.
Awareness
O termo brand awareness está relacionado à ideia de consciência de marca. Ou seja, fazer com que a empresa seja reconhecida e lembrada pelo público.
De maneira geral, ao trabalhar campanhas de mídia paga de forma estratégica, é possível fazer com que as pessoas reconheçam e se identifiquem com o nome, a imagem, os valores e, principalmente, os produtos da marca.
Este reconhecimento é fundamental para os resultados da empresa. Isto porque quando a pessoa estiver pronta para fechar a compra, ela certamente vai dar preferência em adquirir o produto ou serviço de uma marca que já conhece e confia.
Inbound marketing e marketing de performance: qual a diferença e como podem atuar juntos?
De maneira geral, o marketing de performance é uma estratégia focada em obter resultados rápidos e mensuráveis a partir da análise de dados que passam por monitoramento e testes de eficiência constantes. Geralmente, a partir de campanhas pagas em plataformas de anúncios.
Já o Inbound Marketing é um conjunto de estratégias de marketing baseadas na atração de um público-alvo específico a partir da criação de conteúdo de valor. Em seguida, é preciso transformar este público em leads para conquistar o direito de se comunicar com eles e iniciar um relacionamento.
Ou seja, enquanto o marketing de performance é baseado no investimento de recursos financeiros para obtenção de resultados a curto prazo, o inbound marketing trabalha em etapas para construir um relacionamento orgânico com a persona e conquistar resultados de médio a longo prazo.
Nesse sentido, se a sua empresa busca aumentar o conhecimento de marca e garantir mais tráfego para o site, o marketing de performance pode ser a opção mais rápida e prática. Porém, se o objetivo é garantir leads qualificados e duradouros, é preferível investir em inbound marketing.
Entretanto, isto não quer dizer que as estratégias são excludentes, pelo contrário, elas podem ser complementares para garantir o máximo desempenho em marketing digital em todas as frentes de atuação.
Dessa forma, é possível empregar uma visão de performance analítica focada em mensurar e potencializar investimentos nas etapas do inbound marketing, otimizando os recursos empenhados para a jornada de compra do consumidor.
As principais plataformas de anúncios
Depois de conhecer melhor o marketing de performance, é hora de começar os trabalhos. Mas, para isso, é preciso conhecer as principais plataformas de anúncios para identificar as melhores possibilidades para o seu negócio.
Confira os principais canais que podem ser utilizados em uma campanha de marketing de performance focado em tráfego pago:
Google Ads
O Google Ads é a plataforma de anúncios oficial do Google. Com ela, é possível promover anúncios em diversos formatos, como links patrocinados, banners e vídeos.
O grande diferencial da plataforma é que, ao contrário do que o nome indica, ele não exibe anúncios apenas na página principal do buscador, mas, também no Google Shopping, YouTube, Gmail e em outros sites indexados no Google.
Ela também oferece a possibilidade de segmentar o perfil dos usuários que serão impactados pelos anúncios, além de trabalhar com o método de cobrança conforme os resultados alcançados.
Facebook Ads
Conforme o nome indica, o Facebook Ads é a plataforma de anúncios oficial do Facebook. Entretanto, assim como o Google, ela também exibe anúncios em outros canais, como o Instagram e, recentemente, em uma rede de sites parceiros.
Como o Facebook possui uma grande base de dados dos usuários, é possível realizar uma segmentação ainda mais precisa nesta plataforma, considerando fatores específicos, como os interesses dos usuários. A cobrança de seus anúncios é semelhante ao Google Ads.
SEM
O termo SEM é a abreviação para Search Engine Machine. Ou seja, é toda estratégia de mídia paga baseada em motores de busca, como Google, Yahoo e Bing.
Esta estratégia também é conhecida como PPC (pague por clique). Ela utiliza anúncios por meio de resultados de pesquisa patrocinados de acordo com palavras-chave estratégicas selecionadas antes da campanha.
No geral, o planejamento desta estratégia é semelhante ao de SEO para buscas orgânicas, a grande diferença é que, para resultados pagos, é possível segmentar o anúncio para um público específico.
Agora que entendemos o que é marketing de performance, o investimento em uma plataforma de anúncios que trará resultados rápidos parece uma proposta tentadora. Mas, será que vale a pena apostar apenas nesta estratégia? Saiba mais sobre o assunto!