Blog
Conheça as novidades do Instagram [2021]
- 10 de agosto de 2021
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital

Você já conhece as novidades do Instagram que prometem mudar o posicionamento das empresas que divulgam no aplicativo?
No dia 30 de junho, o presidente da plataforma, Adam Mosseri, postou um vídeo no seu Twitter falando sobre o novo posicionamento que será adotado nos próximos meses.
Algumas adaptações já eram nítidas, como o crescimento gradativo dos Reels, muito por conta da concorrência acirrada do TikTok e do YouTube.
Contudo, quando Mosseri afirmou que “não somos mais um aplicativo de compartilhamento de fotos”, muitas marcas foram pegas de surpresa e passaram a refletir sobre suas estratégias na rede social.
Nesse sentido, vale ressaltar que os novos rumos do Instagram não devem ser encarados como motivo de preocupação, mas sim vistos como uma oportunidade para explorar novas ações de engajamento junto à audiência.
De acordo com Adam, a ideia é “construir novos recursos que ajudem você a obter o máximo de sua experiência” e que o foco agora será em “quatro áreas principais: Criadores, Vídeo, Shopping e Mensagens”.
Mas afinal, quais são as principais novidades do Instagram e como se preparar para elas? Saiba tudo sobre o tema a seguir.
O que mudou? Conheça as novidades do Instagram
Ao longo das últimas semanas, foram emitidos diversos comunicados sobre as novidades do Instagram. Algumas já estão em fase de testes, enquanto outras aguardam para ir ao ar em breve. Confira quais são elas e o que esperar de diferente:
Fim do “arrasta pra cima”
Sabe o recurso de “arrastar a tela” para cima, que permite explorar mais o conteúdo divulgado pelos influenciadores? Atualmente o recurso é limitado e só pode ser utilizado por contas que têm mais de 10 mil seguidores.
A ideia é que ele seja extinguido e dê lugar para um sticker novo para o Stories, que também dá acesso para links externos, mas poderá ser utilizado por qualquer pessoa. A nova funcionalidade está sendo testada com alguns usuários de iOS, mas logo deve chegar para todos.
Legendas automáticas nos stories
Ainda no início de maio, foi divulgado que uma das novidades do Instagram seria a implementação de um sticker no Stories que é capaz de transcrever o que é dito nos vídeos e gerar uma legenda automática.
Trata-se de uma função que já podia ser usada no IGTV, e que agora está sendo inserida gradativamente para os usuários dos Estados Unidos e outros países de língua inglesa.
A tendência é que o recurso seja adaptado para outros idiomas, e que ele se torne indispensável para que as marcas tornem suas ações mais inclusivas.
Gorjetas nas lives
Outro recurso que é uma novidade para os criadores de conteúdo é o uso de incentivos pagos, que já faz bastante sucesso no Tik Tok.
Agora, os criadores de conteúdo podem receber gorjetas da própria plataforma ao seguir alguns requisitos ligados a selos durante as lives.
Além disso, os usuários também podem adquirir emblemas para prestar apoio aos criadores e garantir seus comentários em destaque nas transmissões, em um funcionamento semelhante ao que já é feito no YouTube.
Programa de filiação
As empresas poderão ampliar seu alcance, e os influenciadores terão novos meios de monetizar seu conteúdo, por meio de um programa de filiação do Instagram.
Hoje em dia, já é possível criar parcerias comerciais e assinalar nos perfis quais marcas e lojas os criadores estão utilizando nas suas fotos. Somado a isso, serão disponibilizadas comissões por produtos vendidos dentro da plataforma.
Trata-se de outra funcionalidade que ainda será testada nos Estados Unidos, mas que tende a ser liberada em breve e que já deve ser considerada no planejamento estratégico das marcas.
Para garantir mais transparência à audiência, os demais usuários serão avisados sobre o conteúdo comissionado, que será sinalizado com a frase “Qualificado para comissão”.
Novas funcionalidades, novas estratégias
Antes que as novidades do Instagram citadas acima comecem a fazer parte da plataforma definitivamente, você já deve ter percebido que algumas estratégias recentes já estão tomando conta da rede social. Confira as mais importantes e não fique para trás na hora de impulsionar a sua marca:
Liveshops
Quem usa o Instagram com frequencia, certamente já se deparou com alguma live feita para divulgar descontos e vender produtos.
Essa estratégia é chamada de liveshop, sendo uma das novidades do Instagram, ela serve para engajar a audiência com promoções exclusivas para quem estiver assistindo.
Trata-se de uma ótima maneira de queimar estoques, divulgar novos itens, promover lançamentos e ampliar as interações da sua marca.
Além disso, as liveshops funcionam como “vitrines ao vivo”, pois você pode mostrar os itens da sua loja em tempo real aos seguidores enquanto faz as ofertas.
Para realizá-las, faça transmissões com descontos relâmpagos ou condições especiais. Elas só podem ser válidas enquanto durar a live e para quem participar dela, a fim de criar um maior senso de urgência e de oportunidade junto ao público.
Mais visualizações nos stories
Não é novidade que os Stories são o principal meio de engajamento da rede, e que eles se tornaram indispensáveis para ampliar o alcance de qualquer campanha.
Para garantir que eles sejam entregues a uma audiência maior, é importante utilizar as ferramentas disponibilizadas pelo Instagram.
Quanto mais funcionalidades você usar, mais a plataforma vai entender que o seu Story é relevante.
Outros cuidados importantes também devem ser adotados para que o conteúdo seja mais atrativo e gere um maior nível de interesse entre os usuários.
Para começar, faça o primeiro vídeo do dia com conteúdo de bastidores ou uma enquete, pois isso engaja mais as pessoas e as faz sentir que o restante do conteúdo também será atrativo.
Sempre que postar algo, insira uma legenda de resumo sobre o que está sendo falado, pois isso diminui as chances de que o vídeo seja pulado por quem está com o áudio desativado.
Por fim, evite excessos de reposts, fotos genéricas ou de tratar sempre sobre os mesmos temas. Quanto mais humanizados e variados forem os Stories, maiores serão seus views.
Adapte challenges para sua realidade
Os challenges surgiram no TikTok e se tornaram tão populares que rapidamente começaram a ganhar outras plataformas. O Reels é um dos espaços mais usados para replicá-los atualmente, e o Instagram tem investido bastante no seu alcance para se tornar mais competitivo.
Esses “desafios” nada mais são do que conteúdos de um mesmo padrão, mas feitos por usuários diferentes. São as populares “dancinhas”, dublagens e outros vídeos com uma “pegada” viral que são replicados por várias pessoas.
A aba do Reels dá mais destaque aos challenges, assim como a seção “Explorar”. Isso significa que adaptá-los à sua campanha e ao brand voice da sua marca pode ser uma boa alternativa para ampliar o seu alcance com a audiência que ainda não a segue.
Além disso, investir nesse conteúdo é uma boa alternativa para ter mais ideias de posts. Às vezes, é difícil encontrar novos temas e pautas para postar e um desafio pode cobrir alguns espaços com vídeos que certamente irão gerar excelentes resultados.
Invista em vídeos
Como você pôde perceber até aqui, os Reels e os vídeos agora são as prioridades do Instagram, e isso significa que eles tendem a ser muito mais entregues aos usuários pelo algoritmo.
Ou seja, pode estar chegando a hora de rever a sua estratégia caso ela seja baseada majoritariamente em ilustrações e fotos.
Cada vez mais, é importante dar prioridade aos vídeos, investindo na criação de IGTVs, na promoção de lives e de conteúdo viral, como é o caso dos challenges.
Isso não quer dizer que as imagens devem ser deixadas de lado, mas sim que devem ser consideradas em pé de igualdade, ou até menos, que os materiais em audiovisual.
Dicas atemporais para utilizar no Instagram
Agora que você já sabe quais são as principais novidades do Instagram e como se preparar para elas, não se esqueça que alguns cuidados independem das mudanças feitas na plataforma e são decisivos para que você mantenha sempre um bom posicionamento nas redes sociais. Isso inclui:
Crie sua identidade
Todos sabem que uma boa identidade visual é imprescindível para qualquer marca, mas por incrível que pareça, muitas empresas negligenciam esse cuidado durante seus posts no Instagram.
Por mais que seus vídeos, stories e imagens precisem ter um conteúdo variado, é importante que eles sigam um mesmo padrão de cores, formatos e de linguagem, para que seja reconhecido facilmente pelas pessoas como seu e se diferencie dos materiais feitos pela concorrência.
Utilize hashtags
Além de fortalecer o relacionamento com a audiência, as campanhas em redes sociais também servem para conquistar novos públicos. Isso significa que você precisa aparecer para os usuários que ainda não seguem o seu perfil.
Ou seja, as hashtags são indispensáveis para que sua marca seja apresentada às pessoas que pesquisam por temas relacionados ao seu segmento ou que procuram por assuntos de seu interesse que também são abordados nas ações da sua marca.
Constância e planejamento
Para que sua marca esteja sempre no feed dos seguidores, é importante ter constância nas publicações e não ficar sem posts por muito tempo. Outro ponto importante é planejar-se com antecedência, para não perder datas sazonais e assuntos em alta, por exemplo.
Por falar em planejamento, não são apenas as novidades do Instagram que exigem uma excelente capacidade de preparação, mas sim todas as demandas de marketing da sua empresa. Se você quer entender melhor como organizar-se para ter sucesso diante dos seus objetivos, clique aqui e confira nosso artigo completo sobre o tema.