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6 dicas para aumentar o tráfego do seu site com técnicas de SEO
- 29 de dezembro de 2021
- Posted by: Lab Persona
- Category: Marketing Digital

Não há como negar que o Google é responsável por grande parte do tráfego online. Assim, sites que investem em técnicas de SEO para se posicionarem bem nesta plataforma conquistam o coração e os cliques dos usuários.
Por isso, não importa o quanto você invista em campanhas pagas, garantir um bom tráfego nos buscadores ainda é essencial. Entretanto, existem algumas estratégias que são fundamentais para conquistar este espaço no digital.
Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura! Pois, no artigo de hoje, separamos as melhores estratégias de marketing digital para te ajudar a conquistar mais tráfego para o seu site!
Aumente o trafego do seu site com essas dicas e técnicas de SEO
Conquistar tráfego orgânico não é uma tarefa fácil. Mas, também não precisa ser uma missão impossível.
Otimize seu site
Não há como negar: a maior parte do tráfego online vem do Google. Assim, para conquistar este público, é preciso seguir o manual do buscador e otimizar o seu site para que ele possa aparecer na primeira página de resultados.
Para isso, é necessário otimizar as suas principais páginas para as técnicas de SEO básicas:
- Alta velocidade de carregamento;
- Responsividade mobile;
- Boa experiência de navegação;
- Resposta à intenção do usuário.
Outro ponto determinante é a utilização de títulos interno e externo, da meta descrição e da URL de forma estratégica com uso de uma palavra-chave. Assim, é possível ajudar os robôs do Google a lerem o seu conteúdo e enxergarem a qualidade das suas páginas.
O que o seu público quer saber?
Como vimos, a intenção de busca do usuário é um fator decisivo para posicionar — ou não — um site entre os primeiros resultados de pesquisa. Por isso, toda a sua estratégia deve se basear no que o seu público realmente tem interesse.
Uma boa alternativa é utilizar sites de perguntas e respostas, como o Quora ou o Yahoo Respostas, para delimitar quais são as principais dúvidas dos usuários em relação ao seu nicho de atuação.
Assim, você pode transformar estas dúvidas em palavras-chave e utilizá-las para criar um conteúdo que tenha a resposta completa para o assunto. O que já é grande parte do segredo para atrair um tráfego orgânico consistente.
Traga o público até seu site
Tão importante quanto utilizar técnicas de SEO para produzir um conteúdo que gere valor para o usuário, é oferecer diversos caminhos para que as pessoas cheguem até ele.
Atualmente, existem mais de 4 bilhões de pessoas utilizando, pelo menos, uma plataforma de mídia social. Como Facebook, Instagram ou TikTok. Por isso, não utilizar estas redes para direcionar as pessoas para o seu blog pode ser um grande erro.
Outro ponto importante é que receber visitas vindas de redes sociais ajuda a aumentar a autoridade das suas páginas junto ao buscador. Assim, quanto mais tráfego você direcionar a partir de outras plataformas, mais chances terá de conquistar as primeiras posições do Google e também mais cliques a partir desta pesquisa.
Estratégia de retenção
Assim que as pessoas chegarem até o seu site, é importante fazer com que elas permaneçam por mais tempo nas páginas. E, para isso, não basta apenas escrever uma resposta para uma dúvida. É preciso que ela seja, acima de tudo, atrativa para o usuário.
Dessa forma, invista em elementos visuais, como imagens, infográficos e vídeos para tornar o seu conteúdo mais interessante.
Essa também é uma forma de ranquear a sua página para outros resultados de busca além da página principal do Google, como nas páginas de Google Imagens e Google Vídeos.
Utilize técnicas de SEO no seus blogposts
Grande parte das pesquisas nos buscadores são informacionais. Ou seja, pessoas que estão buscando alguma informação. E a melhor forma de ser encontrado para estas pesquisas é por meio de blogs otimizados para SEO.
No geral, é necessário utilizar as mesmas técnicas de SEO empregadas no restante do site,como palavras-chave estratégicas, título interno e externo, meta descrição, URL amigável, boa velocidade de carregamento e responsividade.
Mas, por serem páginas com conteúdos maiores e mais densos vale também ficar atento a alguns outros fatores:
- Densidade e distribuição da palavra-chave durante o texto;
- Hierarquia de títulos e subtítulos;
- Frases e parágrafos curtos;
- Negrito em termos importantes;
- Uso de link building;
- Texto alternativo para imagens;
- Chamadas para ação (CTA).
Invista em co-marketing
Co-marketing está relacionado à ideia de um marketing compartilhado. Nesse sentido, é uma estratégia baseada na união de duas marcas para criar e promover um conteúdo ou produto focado em um público em comum.
Assim, ambas conseguem potencializar os resultados ao alcançarem uma base maior de usuários do que seria possível de forma separada. O que também impacta diretamente no reconhecimento de marca e conversão de potenciais clientes.
Cuidado com o Black Hat SEO
As técnicas de SEO são a melhor maneira para conquistar as primeiras posições nos resultados de pesquisa do Google e gerar mais tráfego orgânico. Entretanto, existem formas de tentar burlar este processo e sair na frente de outros sites, o chamado Black Hat SEO.
A princípio, a proposta parece tentadora. O grande problema é que esta técnica consiste, basicamente, em enganar os algoritmos do Google, pois, neste caso, o foco não está em entregar um conteúdo de valor, mas, apenas conquistar as primeiras posições.
O fato é que esta estratégia prejudica a experiência do usuário, já que, como o conteúdo foi burlado para focar em rankeamento, ele, provavelmente, não responde à intenção da pessoa que está buscando, que irá voltar à página de pesquisa para encontrar outro site.
Esta atitude, somada às atualizações constantes do Google, acende o alerta dos algoritmos. Eles poderão identificar a fraude e impor punições que podem chegar ao banimento do site dos resultados de pesquisa.
Tráfego orgânico requer paciência
A verdade é que investir em tráfego orgânico é uma tarefa para objetivos a longo prazo. Isto porque leva algum tempo até que o site conquiste a confiança do Google e dos usuários e comece a ver resultados sobre o investimento.
Entretanto, a boa notícia é que, ao contrário do tráfego pago, os resultados orgânicos são duradouros. Ou seja, a autoridade que o seu site conquista hoje, irá acompanhá-lo enquanto ele estiver disponível.
Por isso, o segredo para o sucesso desta estratégia é a qualidade e a constância. Com o planejamento de um calendário editorial, conteúdos realmente de valor e técnicas de SEO, é possível construir, pouco a pouco, uma presença digital forte e consolidada.
Quer entender melhor sobre a diferença entre tráfego pago e orgânico antes de decidir qual é a melhor estratégia para a sua empresa? Então, confira um guia sobre o assunto!